Enciclopédia da Conscienciologia Home | Fale Conosco | Suporte
Conscienciologia
Enciclopédia
Holociclo
Holoteca
Tertuliarium
Programa Amigos da Enciclopédia
Histórico
Tornar-se Amigo da Enciclopédia
Doações
Eventos
Notícias
Quizz
Vídeos
Links
Fale Conosco

Conscienciologia

A conscienciologia, segundo Vieira, é o estudo da consciência em uma abordagem integral, holossomática, multidimensional, projetiva e autoconsciente.

Holossoma é o conjunto dos quatro veículos de manifestação (corpos) usados pela consciência para se manifestar: o soma (corpo físico), o energossoma (corpo energético, duplo etérico, corpo bioplásmico), o psicossoma (corpo astral) e o mentalsoma (corpo mental).

O corpo físico seria extinto com a morte fisica, após a qual a consciência se manifestaria exclusivamente em dimensões extrafísicas empregando seus demais corpos até que, por forças naturais ou não, ela volte a constituir um novo corpo físico (reencarnação). A consciência teria, portanto, um aspecto multiexistencial.

A natureza multidimensional da consciência fica evidenciada durante o fenômeno da experiência fora do corpo (projeção da consciência) quando ela pode se manifestar de forma lúcida em outras dimensões de espaço-tempo além da dimensão física que conhecemos, empregando os corpos não físicos que constituem o seu holossoma.

Além de estar sujeita as forças básicas da natureza, a consciência também interage por meio de bioenergias (energia vital, prana, orgonio, chi) com outras consciências, com outros seres vivos, com o ambiente. Por meio das bioenergias a consciência interfere e sofre interferências do meio.

A consciência seria intimamente regida por uma ética maior que permeia todo o universo, denominada cosmoética. A cosmoética não se limitaria aos conceitos de "certo" e "errado". Ela é orientada pela evolução da consciência, em qualquer dimensão de manifestação. Assim, não se pergunta se uma idéia ou ação é certa, mas se é a favor da evolução das consciências.

Segundo Vieira, o estudo da Conscienciologia com base nesses pressupostos constitui um paradigma consciencial, um novo modelo de idéias, distinto, portanto, do paradigma adotado pelas ciências tradicionais. Ainda segundo o autor, o escopo da Conscienciologia é o estudo da consciência do vírus (a forma mais simples de consciência) ao Serenão, a consciência mais evoluída existente em nosso planeta.

No intuito de sistematizar a Conscienciologia, Vieira também estabeleceu uma relação de 70 possíveis especialidades ou disciplinas que organizam e aprofundam os estudos da conscienciologia. Um link para a relação dessas especialidades encontra-se abaixo (veja em Links Externos).

Por fim, as publicações conscienciológicas geralmente seguem os preceitos de redação estabelecidos por Vieira em seu livro Manual de Redação da Conscienciologia (1997).

Ambiente Exclusivo

Usuário:

Senha:

Esqueceu sua senha?

Banco de Verbetes

20/08/2017, Domingo

AUTENFRENTAMENTO HOLOBIOGRÁFICO (SERIEXOLOGIA)

19/08/2017, Sábado

HOSTILIDADE REPRIMIDA (PSICOSSOMATOLOGIA)

Últimas Notícias

27/05/2017
Ligue (45) 2102 1499
Faça a adesão ou renovação da assinatura do Programa Amigos.

18/03/2017
I ENCONTRO DE ENCICLOPEDISTAS DA CONSCIENCIOLOGIA- 19 e 20 de Agosto de 2017 – Foz do Iguaçu – PR
Do Iluminismo à Parailuminismologia - Chamada de Trabalhos

22/12/2016
Você conhece o "E-VERBETOMÁTICA" ?
Pesquisa rápida em mais de 20 mil páginas da Enciclopédia.

18/12/2016
12º FÓRUM DA TENEPES TEM 63 PARTICIPANTES

09/01/2016
Livro 500 Verbetógrafos da Enciclopédia da Conscienciologia
Você já adquiriu seu exemplar?

Não acredite em nada. Nem mesmo no que você ler neste website.

EXPERIMENTE

Tenha suas próprias experiências pessoais.